Você sabe como comemorar o dia mundial da água?

O dia mundial da água foi instituído para celebrar o recurso mais importante para a vida vida humana. Mas você sabe como comemorá-lo?

Água é um recurso necessário para a sobrevivência da vida, mesmo em suas formas mais básicas. Apesar desta informação ser de conhecimento unânime entre toda humanidade, nem todas as pessoas têm acesso à água – E muitas das pessoas que possuem acesso fácil à ela, não respeitam sua preciosidade.

Neste dia mundial da água, o Edifício Comercial Eurobusiness propõe um tipo diferente de comemoração. Uma comemoração reflexiva. Uma comemoração para fins de alerta, e não para fins meramente celebrativos.

Em 2019, comemore o dia mundial da água com consciência

Não comemore a importância da água apenas neste dia. Internalize sua essencialidade em todos os dias do ano e repasse essa informação para seus amigos, familiares e colegas. Externalize seu respeito por esse recurso em forma de ações de economia e cuidado. Quer saber como?

  • Tome banhos mais curtos, fechando a torneira sempre que possível
  • Mantenha torneiras fechadas, sem pingos
  • Inspecione a casa em busca de vazamentos. Conserte-os ou chame quem o faça.
  • Limpe antes de lavar
  • Lave roupa com menos frequência. Encha a máquina e aproveite bem os ciclos.
  • Use o balde e evite a mangueira.
  • Cuide e trate a água da piscina
  • Aproveite a água da chuva e reutilize sempre que possível

Algumas pessoas aproveitam para encaixar uma fala sobre a economia monetária que estas atitudes geram, mas isso é apenas um benefício secundário. A preservação da vida é o que realmente está em jogo – e isso não tem preço.

Mas economizar água não é a única atitude que precisamos incluir em nosso dia-a-dia. A verdadeira preservação deste recurso está também em sua qualidade e é nosso papel garanti-la.

Seguindo a referência de desastres ambientais recentes que afetaram 2 rios brasileiros de extrema importância, ficou clara a necessidade de cobrar empresas por sua responsabilidade de cuidar dos recursos de que dispõe. Limpar o que já está sujo também é uma excelente ideia, mas é necessário pressionar as instituições governamentais para executar este feito, quando não juntar mutirões voluntários.

Por fim, repassar este conhecimento é tão importante quanto aplicá-lo. Neste dia mundial da água, tudo que nos é pedido é consciência e atitude. O planeta não responderá a palavras vazias – é necessário tomar o controle da situação (ou sofrer as consequências).

 

O Condomínio Comercial Eurobusiness faz sua parte. Sendo o primeiro prédio do Sul do Brasil a receber a certificação LEED Platinum, seu projeto levou em conta todas as possibilidades de eficiência energéticas aplicáveis ao caso – isso inclui o reaproveitamento e a economia de água, tal qual o tratamento de seus efluentes.
Feliz Dia internacional da água para você!