Turismo sustentável: viaje sem prejudicar o planeta!

Você sabia que é possível ajudar o planeta, até mesmo, nas suas horas de descanso? Confira dicas rápidas e fáceis de como ter práticas sustentáveis durante uma viagem:

Viajar representa um momento de alívio para muitas pessoas. Para alguns, significa o início das férias e momentos de lazer; Para outros, é a realização de um sonho, especialmente, se acontece em solo internacional. No entanto, realizar uma viagem significa, além de gastos extras com alimentação e acomodações, gastar energia ou combustível com maior intensidade – seja a carro, ônibus ou avião.

Neste artigo, contamos algumas dicas de como tornar uma viagem mais sustentável e de como adotar práticas que não prejudicam o planeta, onde quer que você esteja:

Descarte corretamente o lixo:

Descartar o lixo de forma correta é uma prática que deve ser realizada sempre, independentemente se em uma viagem ou não. No entanto, em uma cidade que não é a sua nativa ou em praias, principalmente, jogar o lixo de acordo com sua natureza é muito importante.

Se estiver em uma praia, não descarte bitucas de cigarro, líquidos que não sejam água ou qualquer outro tipo de lixo na areia. Lembre-se que outras pessoas transitam no mesmo ambiente e que a poluição marítima é um problema de alto risco em todo o mundo.

Muitas cidades externas ao Brasil contam com exigentes leis que regulamentam o descarte de lixo correto. Para que você não faça feio durante a sua viagem, lembre-se de jogar fora os orgânicos já consumidos em um espaço destinado especialmente a isso, e o mesmo com o lixo reciclável, óleos, tóxicos (e assim por diante).

Economize energia, mas só a desnecessária

O corpo humano produz e gasta energia diariamente, seja em atividades básicas do metabolismo ou por meio de exercícios físicos. Neste sentido, busque gastar a energia correta – não a gasolina, tampouco energia elétrica. Procure se locomover a pé e aproveitar a paisagem do local onde irá turistar.

Se estiver procurando algum hotel, hotel, pousada ou qualquer local para se hospedar, procure estar perto de atrações turísticas ou estabelecimentos que sabe que vai visitar em algum momento da viagem. Assim, é mais fácil para se deslocar a pé, de bicicleta ou transporte público, e economiza energia (além dos gastos da manutenção do veículo).

Modere na alimentação

Quando o assunto é viagem, são poucos o que desejam economizar nas refeições. Afinal, quando se está em algum local diferente, a experiência de experimentar iguarias da culinária local sempre vai ficar marcada na memória.

No entanto, é possível moderar na alimentação e, ainda assim, apreciar um bom prato de comida para guardar como lembrança. Lembre-se de, ao frequentar algum restaurante, pedir somente a quantidade de alimentos necessários para os presentes na mesa. Ainda, ao estocar os mantimentos em uma casa provisória, monte uma lista do que realmente será necessário consumir proporcionalmente aos dias em que estará hospedado.

Escolha a melhor data… para o planeta!

Roteiros e horários, realmente, não são fáceis de conciliar com as datas de folga do trabalho ou universidade. Se possível, procure marcar uma viagem na baixa temporada do destino que se deseja conhecer.

Assim, o local não fica sobrecarregado de pessoas, que consomem energia e frequentam os mesmos estabelecimentos ou pontos turísticos ao mesmo tempo. Além disso, com um menor trânsito humano, é melhor de aproveitar os pontos da cidade com mais calma, menos tumulto e os preços estarão mais baixos.

Veja também: Como economizar água durante o verão? Confira 3 dicas!

O Eurobusiness é campeão em sustentabilidade!

O Edifício Comercial Eurobusiness é o primeiro empreendimento do Sul do Brasil a obter a qualificação Platinum pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O condomínio comercial, localizado no coração do Ecoville, investe nas mais avançadas tecnologias em aproveitamento e reutilização de recursos sustentáveis, o que torna ambientes internos e externos mais produtivos para todos que aqui transitam.

Venha conhecer! Basta entrar em contato com um de nossos corretores especializados pelo telefone (41) 3373-9541 e agendar sua visita!

Fontes e referências: