Telhado verde: como funciona o sistema de laminar alto

O telhado verde, também conhecido como sistema de laminar alto, é instalado em edifícios e procura reduzir o consumo de água e fazer o tratamento de efluentes.

O telhado verde, também conhecido como sistema de laminar alto, é uma das tecnologias mais utilizadas na redução do consumo e tratamento de água.

O telhado verde é uma solução inteligente e sustentável. Também conhecida pelo nome de sistema de laminar alto, a tecnologia é a mais utilizada na redução do consumo de água pluvial limpa e no tratamento da água presente em esgotos, de modo que seja reutilizada na em descarga de vasos, limpeza externa e irrigação do jardim, por exemplo.

É uma solução que integra todas as principais vantagens de um jardim suspenso, como a captação da água da chuva e da energia solar, e tratamento de efluentes (ou seja, do esgoto sanitário). Além de filtrar a água de forma consciente, o telhado verde ainda reduz as chances de enchentes em cidades, pois absorve até 30% da água da chuva.

Como funciona o telhado verde?

O telhado verde é instalado na cobertura de edificações, quase que como um telhado “comum”. A grande diferença é que conta com mecanismos biológicos (como a vegetação, por exemplo), responsáveis por coletar nutrientes da chuva e inserir moléculas de oxigênio na água, purificando-a quase que totalmente.

No telhado, cones de polipropileno são conectados entre si e com vários furos para que, assim, as raízes das plantas tenham contato com o líquido a ser filtrado. Esse sistema forma o laminar alto que suporta o trânsito de pessoas pelo local e permite que seja usado como uma área de convivência, por exemplo.

Por que instalar o telhado verde?

O telhado verde é uma solução econômica, sustentável e amiga da natureza. Além de criar processos biológicos no tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos, o sistema também reduz a amplitude térmica nos edifícios.

Isso significa que a energia utilizada para climatizar ambientes também tem redução em seu uso. Como tem cobertura vegetal, os telhados verdes dissipam o calor transportado aos ambientes internos por meio da evapotranspiração e pela fotossíntese. Este é um excelente fator para que edifícios tenham maior durabilidade e para que suas instalações não se desgastem tão facilmente com o passar do tempo.

O Condomínio Comercial Eurobusiness é um empreendimento imobiliário que conta com a tecnologia de telhado verde. O empreendimento está localizado no Ecoville, Curitiba. É o primeiro do Sul do Brasil a contar com selo platina e alta pontuação na cerfiticação LEED.

Gostou das novidades? Confira novidades e os artigos mais recentes em nosso blog!

Nossas unidades foram projetadas para reduzir impactos ambientais e proporcionar uma excelente qualidade de vida às pessoas que nelas transitam.

Confira todas as plantas disponíveis em nosso site ou entre em contato com nossos consultores pelo telefone (41) 3373-9541.

 

Fontes/referências:

https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/realiza-arquitetura_/edificio-comercial-eurobusiness/1699

https://ecotelhado.com/sistema/ecotelhado-telhado-verde/