Sustentabilidade para reduzir custos

Apesar do tema sustentabilidade ganhar cada vez mais destaque na mídia, alguns empresários ainda acham que para adotar medidas sustentáveis nas empresas é muito caro.

 

Pelo contrário: a sustentabilidade é essencial para o planeta, e também pode ser implementada para reduzir consideravelmente os custos nas empresas.

 

Os projetos sustentáveis passam pela revisão dos processos produtivos, substituição de embalagens, políticas de descarte, redução no uso de produtos químicos, utilização de fontes alternativas de energia e reuso da água e de outros materiais.

 

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

 

Esse é o conceito de sustentabilidade empresarial: adotar atitudes, métodos, estratégias e tecnologias com foco em gerar o menor impacto possível ao meio ambiente.

 

A sustentabilidade envolve muito mais do que apenas promover campanhas esporadicamente para tentar colar a marca da empresa ao tema. As práticas devem ser constantes e permanentes, e envolver todas as áreas da empresa.

 

VEJA COMO A SUSTENTABILIDADE PODE REDUZIR CUSTOS NAS EMPRESAS

 

ENERGIA

 

Dependendo do tamanho e do número de funcionários de uma empresa, os custos com energia podem impactar diretamente no faturamento.

 

Ao adotar fontes alternativas, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, e utilizar racionalmente a energia, a redução nos custos será considerável.

 

DESPERDÍCIO

 

Reduzir os desperdícios na utilização de materiais nas empresas também impacta positivamente não só o planeta, como também reduz os custos da operação.

 

A utilização de folhas de papel frente e verso, por exemplo, é um exemplo simples de como podemos dobrar o aproveitamento de um material, sem nenhum investimento extra.

 

OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

 

A Nike conseguiu reduzir custos de transporte, e ainda deu mais velocidade ao processo produtivo ao utilizar somente algodão plantado em um raio de até 300 km de seu centro industrial.

 

MENOS EMBALAGENS

 

Preferir produtos que utilizam menos embalagens deve ser prioridade nas empresas. Do lado das indústrias, também existe o movimento para utilizar embalagens cada vez menores e mais eficientes.

 

REUSO DA ÁGUA

 

O reuso da água nas empresas e edifícios pode reduzir consideravelmente os custos no final do mês. Desde o reaproveitamento da água das torneiras, até o tratamento dos efluentes, tudo é pensado para reduzir custos e otimizar este recurso vital para todos.

 

O Edifício Eurobusiness, da Construtora Engemática, é um empreendimento que consome 60% menos energia e 100% menos água, se comparado ao que um edifício comum de mesmo porte gastaria.

Saiba mais sobre o Eurobusiness aqui: http://www.eurobusiness.eco.br/