Saiba como realizar a reciclagem de forma correta

A reciclagem, apesar de sempre mencionada em nosso dia-a-dia, ainda é um tema que causa dúvidas. Saiba como separar o lixo corretamente e as melhores práticas para descartá-lo!

Programas de incentivo em escolas, universidades, condomínios, empresas e governamentais acerca da reciclagem são comuns. No entanto, o descarte correto do lixo ainda é um tema que causa dúvidas para muitos, que optam por não fazê-la por falta de conhecimento.

Neste artigo, contamos quais as melhores práticas para cada tipo de lixo gerado em casa ou no ambiente de trabalho. Confira abaixo as nossas recomendações:

 

Aprenda a separar o lixo corretamente

Independentemente do ambiente onde se está, são vários os tipos de lixo que geramos em nosso dia-a-dia. Seja em um almoço com amigos ou durante o expediente de trabalho, materiais como papel, metais, remédios e, até mesmo, orgânicos, são gerados constantemente. Infelizmente, nem sempre sabemos onde descartar corretamente cada tipo de lixo.

 

Antes de aprender a descartá-los, lembre-se de como separar cada gênero de material:

  • Papel, metal, vidro e plástico.
  • Lâmpadas.
  • Lixo Eletrônico (pen-drives, smartphones ou qualquer outro tipo de componente eletrônico).
  • Óleo de Cozinha.
  • Orgânicos (frutas, legumes, carnes e demais alimentos).
  • Pneus.
  • Remédios.

 

Para cada tipo de material citado acima, o destino de descarte é diferente. Os remédios, por exemplo, não podem ser descartados com orgânicos, pois o risco de contaminação em aterros (pessoas, animais e plantas) é grande.

Há muitos postos de coletas de medicamentos e elementos químicos espalhados pela cidade de Curitiba. Informe-se pela internet sobre qual é o posto mais próximo de você e lembre-se de devolver os remédios que não têm mais utilidade em casa.

Muitos condomínios empresariais e residenciais realizam a coleta seletiva do lixo de uma a duas vezes por semana, principalmente, quando há um grande volume de moradores. Por isso, é importante separar os materiais em casa ou no escritório antes de depositá-los nas lixeiras do edifício.

 

Óleos

Os óleos, apesar de muito utilizados para o cozimento de alimentos e como combustível de automóveis, são um dos principais poluentes de oceanos em todo o planeta. Além de impossibilitar a fotossíntese de algas e demais plantas que oxigenam os ambientes, este tipo de poluição é muito prejudicial à indústria petrolífera.

Para minimizar os impactos de óleos no meio ambiente, procure descartá-los em recipientes lacrados e bem fechados, como potes de vidro, por exemplo.

O óleo de cozinha pode se tornar sabão, uma grande utilidade. Já óleos lubrificantes devem ser retornados diretamente aos revendedores ou diretamente para um coletor autorizado pela ANP.

 

Eletrônicos/Eletrodomésticos

Equipamentos elétricos são volumosos, grandes e não podem ser compactados ou comprimidos fisicamente. Por serem compostos de metal, também não podem ser queimados. As versões mais antigas dos aparelhos têm freon, um gás a base de CFCs, altamente prejudiciais à atmosfera e à saúde.

Caso um eletrônico não tenha mais utilidade em sua rotina, doe-o para quem precisa ou leve-o em uma loja de produtos usados que, normalmente, aceitam equipamentos. Se não for o caso, separe o material e recicle como um material de sucata.

Se o aparelho for mais antigo, leve-o à um técnico para que ele possa remover o freon e descartá-lo corretamente.

 

Produtos de limpeza

Muitos dermocosméticos como acetona e medicamentoso, ou produtos químicos como detergentes, querosene, pesticidas, herbicinas e vernizes devem ser separados por completo dos outros tipos de lixo, em razão de sua capacidade de contaminação.

Como podem realizar reações químicas e causar acidentes como incêndios ou explosões, recomenda-se que este tipo de lixo seja separado do lixo comum. Opte por produtos de limpeza baseados em água, que não apresentam o mesmo risco e verifique no selo do produto se é inflamável, corrosivo ou tóxico.

 

Orgânicos

São os mais gerados por seres humanos, mas atraem muitos animais e insetos também. Por entrar em um processo rápido de decomposição, orgânicos como alimentos (frutas, carnes, ovos, etc.) devem ter um descarte individual e rápido.

Se você tem um lixo em casa destinado somente aos orgânicos, as chances em serem reutilizados para outras finalidades (como a compostagem, por exemplo) são maiores. Os adubos para jardim, normalmente, são feitos a partir de orgânicos descartados e devolvidos para a natureza.

 

Vidro

Você sabia que o vidro é 100% reciclável? Pois é, e nem sempre é descartado corretamente. Por isso, se algum objeto em vidro quebrou em sua casa, procure isolar o material em uma caixa para que os coletores de lixo não se machuquem e possam fazer sua reciclagem mais facilmente.

Uma garrafa de vidro pode se transformar em outra garrafa novinha sem perder sua qualidade a partir do processo de incineração.

Lembre-se: seja um facilitador e não apenas mais um complicador. Separe os vidros coloridos dos incolores, o que torna o processo de reciclagem muito mais eficiente.

 

Plástico

Para muitos, o plástico ainda é onipresente: é amplamente usado no dia-a-dia e quase que insubstiuível para muitas pessoas, o que é um grande erro.

Apesar da utilidade, é um material que produz altos impactos desde seu processo de produção. O plástico ocupa muito espaço em aterros e tem um processo lento de degradação, podendo durar mais de 100 anos.

Antes de reciclar o plástico, evite-o. Compre apenas sacolas plásticas recicladas (sim, existem muitas disponíveis no mercado e são mais comuns do que se imagina), reutilize copos, canudos e demais utensílios em plástico sempre que possível e descarte o material separadamente de outros para que tenha o destino correto: o da reciclagem.

 

O Edifício Comercial Eurobusiness

O Condomínio Comercial Eurobusiness é o primeiro emprendimento do Sul do Brasil a conquistar o selo LEED Platinum, um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edifícios, utilizado em mais de 160 países.

O sistema é baseado em uma pontuação para quesitos como localização, transporte, eficiência no uso da água e inovação, entre outras categorias. O Eurobusiness recebeu 83 dos 110 pontos possíveis, o que representa menos de 2% dos empreendimentos do mundo e garantiu ao prédio o nível Platinum, o mais alto da certificação.

O empreendimento conta com centros de descarte e reciclagem de lixo, separadamente, para cada tipo de material.

Venha conhecer nossas salas comerciais e experienciar, de perto, todos os benefícios de um empreendimento altamente sustentável. Telefone para contato: (41) 3373-9541.

 

Fontes e referências:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/44-guia-da-reciclagem/1741-guia-basico-da-reciclagem-saiba-como-reaproveitar-e-reciclar-uma-serie-de-itens-do-dia-a-dia.html