Saiba como o Eurobusiness aplica o conceito de eficiência energética diariamente!

Eficiência energética pode ser um conceito complexo no início, mas quando empresas como a Eurobusiness começam a colocá-lo em prática, fica mais fácil explicar. Confira

Eficiência energética é um dos conceitos chave quando o assunto é sustentabilidade. Isso porque, antes que a humanidade soubesse que seus sistemas (elétricos, eletrônicos, mecânicos e assim por diante) gastavam mais energia do que precisavam, as máquinas eram fabricadas sem preocupação com os recursos que utilizavam – tanto em sua fabricação, quanto aqueles usados para mantê-las funcionando.

Acontece que, com o desenvolvimento da tecnologia, criaram-se ferramentas que permitem uma melhor construção destes produtos. Todavia, depois disso, a crise dos combustíveis criou uma preocupação com a eficiência de todas as máquinas. Note que a preocupação com a eficiência surgiu de uma motivação puramente econômica!

Hoje, a preocupação com o meio ambiente tornou a eficiência energética um dever muito mais ambiental do que apenas econômico – embora esta última ainda seja uma excelente motivação para levar o cidadão médio a buscar por produtos mais eficientes. Infelizmente, como tudo que pode ser monetizado, eventualmente se torna uma moda, os equipamentos eficientes hoje são mais caros, não apenas por sua complexidade, mas por sua posição como ítem de luxo/moda.

Como o Edifício Comercial Eurobusiness usa a eficiência energética a seu favor

Hoje as construções que têm por objetivo ser energeticamente eficientes, dispõe de diversos recursos e artifícios. A exemplo disso, O Edifício Comercial Eurobusiness é autossuficiente em água e recicla 100% de seus efluentes, tanto de esgoto quanto derivados da chuva, conseguindo criar um ambiente Netzero Água! Além disso, o calor gerado pelo funcionamento do ar condicionado é utilizado para esquentar água.

Para auxiliar os sistemas elétricos, o Eurobusiness possui uma linha de painéis fotovoltaicos, que captam a energia solar. O telhado verde do prédio também colabora para o objetivo da eficiência energética, ao filtrar os efluentes anteriormente mencionados.

 

Eficiência energética total é impossível. Todos os sistemas perdem energia e isto faz parte da lei física da entropia. Todavia, é possível aproveitar cada “gota” de energia e é isso que o Edifício Comercial Eurobusiness faz todos os dias. Venha nos conhecer!

 

Referências: