Saiba como economizar energia em dias frios

Com a chegada de estações mais frias no ano como o outono e inverno, também chega necessidade de se aquecer e tornar a vida mais confortável. No entanto, é possível ter comodidade e economizar energia ao mesmo tempo.

 

Elencamos algumas dicas de ouro que ajudam você a economizar no dia-a-dia e poupar o bolso – e, principalmente, o planeta! Confira:

 

Economizar energia de climatizadores

Equipamentos de ar condicionado, aquecedores e demais climatizadores são os principais responsáveis por altas emissões de HCFCs no meio ambiente.

 

Além de poluentes, também gastam energia elétrica excessivamente, pesando nas contas de luz. Por isso, moderar seu uso é essencial para um cotidiano equilibrado.

 

Se optar pelo uso de aquecedores, evite deixá-lo ligado por longos períodos e use-o apenas quando ainda estiver no ambiente.

 

Uma alternativa eficiente e de baixo consumo, é o aquecimento de piso, como por exemplo a Hotfloor, referência do segmento. Chegando a consumir 38% menos energia do que os aparelhos de ar condicionado, fornece incomparável sensação de conforto térmico.

Lâmpadas

No inverno, há menos luz solar e, por isso, muitas pessoas procuram deixar as lâmpadas de casa ou escritório acesa – o que faz com que energia elétrica seja desperdiçada com iluminação.

 

Procure substituir as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por opções em LED, que têm maior durabilidade e são mais econômicas.

 

Ainda assim, é importante lembrar: se você não estiver presente em um ambiente, não deixe a lâmpada ligada ou lembre-se de desligá-la ao sair.

 

Menos tempo no chuveiro

O chuveiro elétrico costuma ser um grande consumidor de energia em uma residência. Por isso, mesmo que a água quente seja reconfortante, é importante evitar banhos longos.

 

Uma ducha prolongada desperdiça, também, grandes quantidades de água; por isso, procure tomar duchas rápidas, em horários nos quais a temperatura esteja mais favorável durante o dia.

 

Não abra a geladeira para pensar

O hábito de abrir a geladeira sem motivo pode ser responsável por cerca de até 30% da conta de luz de uma residência. Por estar ligado 24 horas ao dia, o eletrodoméstico é um devorador de energia elétrica.

 

Para reduzir os níveis não somente no inverno, é possível diminuir a intensidade do termostato da geladeira, fazendo que ela funcione normalmente sem consumir os mesmos níveis de eletricidade. Evite, também, abrir o equipamento sem necessidade e use-o somente quando armazenar algum alimento.

 

Condomínio Comercial Eurobusiness

O Condomínio Comercial Eurobusiness, primeiro empreendimento no Sul do país a obter a mais alta qualificação pela LEED, tem a premissa de aliar excelentes tecnologias à consciência ambiental para garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações. Resultado do compromisso das empresas BBB Gestão e Planejamento e Construtora Engemática com o meio-ambiente e o ser humano.

 

Veja também: Sustentabilidade em pauta na CASACOR 2019

Venha conhecer o edifício e veja de perto todos os sistemas de reutilização aplicados às mais avançadas tecnologias! Agende uma visita com nossos consultores especializados pelo telefone (41) 3373-9541 ou entre em contato pelo nosso site.