Reaproveitamento do lixo doméstico: você um passo mais perto de ajudar o planeta

Hoje vamos falar sobre o reaproveitamento do lixo doméstico. Afinal, o termo “jogar o lixo fora” na verdade não existe, já que tudo o que produzimos no planeta fica por aqui mesmo.

 

Então como podemos produzir menos lixo, e ajudar a construir um planeta mais sustentável para as próximas gerações? Você vai perceber que com algumas atitudes simples podemos fazer a diferença.

 

EMBALAGENS

 

Prefira produtos que utilizam embalagens menores e biodegradáveis, e sempre que possível opte por produtos com venda à granel ou com a opção de refil.

 

Outros tipos de embalagens, como potes, garrafas, copos e caixas também podem ser limpos e reutilizados, ao invés de descartados.

 

ALIMENTOS

 

Evite ao máximo jogar comida fora. Quando sobra muita coisa após uma refeição, você pode congelar e reaproveitar em outra ocasião. Use a criatividade e algumas receitas da internet para criar novos pratos com as sobras, assim você não enjoa da comida.

 

As cascas e talos dos vegetais podem servir de base para um delicioso caldo de legumes, e os restos de fruta podem virar adubo para as plantas.

 

Se você tem algum espaço, pode fazer também uma composteira doméstica. Veja como aqui: https://www.ecycle.com.br/2344-compostagem-domestica-composteira-domestica-caseira-onde-comprar

 

PAPÉIS

 

A fabricação de papel consome muita água e energia, além de muitas árvores. Por isso, reaproveite sempre o verso das folhas, seja para imprimir novamente, ou para utilizar como bloco de notas ou rascunhos.

 

EUROBUSINESS É EXEMPLO EM REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA

 

O Edifício Eurobusiness, da Construtora Engemática, é um empreendimento que consome 60% menos energia e 100% menos água, se comparado ao que um edifício comum de mesmo porte gastaria.

 

Saiba mais sobre o Eurobusiness aqui: http://www.eurobusiness.eco.br/