Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: você sabe quais são?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos pela sigla ODS, são objetivos que foram uma agenda mundial, adotada em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

 

As ODS são 17 objetivos e 196 metas ao todo para serem atingidas até o ano de 2013. Entre eles, ações mundiais nas áreas de educação, saúde, agricultura, saúde alimentar, redução das desigualdades, energia, água, saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, entre muitos outros.

 

Quem deve seguir os objetivos são empresas signatárias do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU) e empresas convidadas a divulgar as metas globais, com o intuito de preservar o meio ambiente e proporcionar qualidade de vida aos seres humanos.

 

O papel das empresas no Desenvolvimento Sustentável

 

As principais responsáveis por disseminar o conteúdo das ODS são empresas, cooperativas e grandes corporações, as quais têm contato direto com recursos naturais de produção, pessoas e exercem grande influência na sociedade. 

 

De forma geral, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam uma síntese dos desafios criados pelo crescimento econômico (um deles é a poluição de cidades, oceanos, e florestas, por exemplo), avanços tecnológicos e o aumento populacional que se agravou no século XXI. 

 

Além de social, as ODS também tem respaldo político e científico a nível global, já que delineiam as transformações que acontecerão na economia e na sociedade nos próximos 20 anos.

 

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os temas das ODS são divididos em quatro dimensões principais:

 

  • Social (engloba as necessidades humanas de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça).
  • Ambiental (trata da preservação e conservação do meio ambiente a partir de ações como o uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos, por exemplo).
  • Econômica (aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros).
  • Institucional diz respeito às capacidades de empresas, cooperativas e grandes corporações em colocar os objetivos em prática).

 

Abaixo, você pode conferir os principais objetivos elencados pela ONU:

eurobusiness_objetivos_sustentabilidade_onu

(Fonte: ONU)

 

Eurobusiness: empresa que contribui para um mundo sustentável

O Condomínio Comercial Eurobusiness, primeiro empreendimento no Sul do país a obter a mais alta qualificação pela LEED, tem a premissa de aliar excelentes tecnologias à consciência ambiental para garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações. Resultado proporcionado pelo compromisso das empresas BBB Gestão e Planejamento e Construtora Engemática com o meio-ambiente e o ser humano.

Venha conhecer o edifício e veja de perto todos os sistemas de reutilização aplicados às mais avançadas tecnologias! Agende uma visita com nossos consultores especializados pelo telefone (41) 3373-9541 ou entre em contato pelo nosso site.