Iluminação natural: como ela valoriza ambientes?

Além de uma estética agradável, a iluminação natural traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. Neste artigo, apresentamos as principais vantagens em aplicá-la em seus ambientes.

A iluminação natural é um recurso muito utilizado por arquitetos e especialistas em decoração para transformar ambientes a partir da perspectiva. A técnica se resume em posicionar móveis e elementos decorativos de acordo com o modo que o sol nasce, se põe e ilumina o ambiente interno ao longo do dia, aproveitando ao máximo as condições naturais para garantir o brilho dos cômodos.

Além de tornar a decoração inteligente, a iluminação natural também proporciona benefícios econômicos e ao bem-estar de todos os residentes. Entre algumas das vantagens de adotá-la em seu ambiente, seja ele residencial ou comercial, estão:

Economia de energia

Adotar a iluminação natural em um ambiente é, também, economizar com recursos elétricos como lâmpadas, luminárias, abajures e quaisquer outros equipamentos que fornecem luz elétricas. Isso, porque, ela substitui tais adornos nos períodos da manhã – quando os raios solares estão em ascensão, portanto, mais fortes – e também pela tarde.

Aproveitar a luz do sol para iluminar os cômodos da casa significa economizar energia elétrica, reduzindo os custos com eletricidade, bem como seu uso durante o dia e também com a compra de equipamentos que fornecem luz elétrica. Além disso, a iluminação natural é mais fácil de ser regulada, principalmente, com o uso e manipulação de cortinas, persianas ou blackouts.

Quando se aproveita recursos naturais como fornecedores de energia, economiza-se com luz elétrica e torna o cotidiano mais sustentável. Um estilo de vida mais amigável para a natureza contribui para que o mundo se torne um lugar mais agradável para se habitar.

Segundo o Eco Desenvolvimento, a energia elétrica usada em edifícios corresponde a 45% do consumo total de energia elétrica no Brasil. Sendo assim, é imprescindível aproveitar fontes alternativas de energia para que o dado diminua e para que todos possam conviver em harmonia com a natureza, explorando positivamente o máximo de recursos naturais que ela tem a oferecer.

 

Bem estar, saúde mental e produtividade

As fontes de luz que utilizamos têm muito a dizer, também, sobre nossa saúde mental. Em um momento em que todos estão conectados por meio de computadores e equipamentos eletrônicos, doenças consideradas modernas como a depressão, falta de produtividade, solidão e, também, as relacionadas à vista precisam ser tratadas com recursos acessíveis e que estão presentes no dia-a-dia de todos.

A iluminação natural é um desses recursos e sua aplicação em residências ou centros comerciais pode colaborar para um estilo de vida mais saudável e que trate bem o corpo ou a mente.

É comprovado cientificamente que o ser humano necessita de doses diárias e moderadas de sol. Ao ter contato com a luz natural do sol, o corpo absorve e também produz Vitamina D, melhorando sua capacidade de absorção do cálcio, essencial para o fortalecimento dos ossos.

Ainda de acordo com o Eco Desenvolvimento, estudantes que frequentam salas de aula iluminadas naturalmente pelo sol demonstram melhores resultados em testes de leitura e matemática, além de apresentar um menor índice de falta às aulas e, até mesmo, uma ocorrência muito menor de cáries nos dentes. Em contrapartida, em países do norte europeu, onde invernos são longos e os dias mais curtos, foi identificada uma síndrome de depressão associada à ausência prolongada de luz.

Isso acontece porque o ser humano depende da exposição à luz natural para ativar uma série de funções fisiológicas, como a movimentação dos ciclos cardíacos do corpo, por exemplo. É por isso que pessoas que trabalham ou residem em ambientes artificialmente climatizados ou iluminados sentem mudanças sazonais de humor ou até na forma como se comportam. Essa é a premissa da Desordem Emocional Sazonal (originalmente chamada por Seasonal Affective Disorder, a “SAD”).

 

Como aplicar a iluminação natural em um ambiente?

A forma mais simples de aplicar a iluminação natural em um ambiente é pela substituição de lâmpadas incandescentes pela energia pura. Para isso, é necessária a avaliação técnica de um arquiteto ou paisagista especializado. O profissional é capaz de avaliar o clima local (como o tipo de céu, nebulosidade, percurso do sol e os fatores que influenciam a disponibilidade da luz natural).

É por meio deste estudo que o projeto do ambiente será pensado para receber a iluminação natural do sol. São projetados elementos como forma, orientação, dimensionamento de aberturas e disposição dos ambientes, bem como materiais e cores que simulam a penetração de luz nos interiores.

Essas estratégias também incluem a implementação de brises, prateleiras de luz, vidros prismáticos e, também, a geometria dos espaços.

Iluminação natural no Edifício Comercial Eurobusiness

O Edifício Comercial Eurobusiness conta com o recurso de iluminação natural do sol em todas as suas salas comerciais. Dessa forma, é possível proporcionar ambientes internos mais agradáveis, que fortalecem o bem-estar e felicidade de seus colaboradores, além de estimular a produtividade nos mais diversos setores.

Deseja conhecê-lo? Entre em contato com nossos corretores especializados pelo telefone (41) 3373-9541 ou deixe uma mensagem em nosso formulário de contato para agendar a sua visita!

 

Fontes/referências: