Entenda como funcionam os painéis solares

A energia solar é um assunto cada vez mais debatido quando o assunto é sustentabilidade, mas você sabe como funcionam os painéis solares?

Também chamados de painéis fotovoltaicos, os painéis solares são dispositivos usados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Para isso, as células com capacidade de tensão são agrupadas em série e em paralelo para formar os módulos fotovoltaicos. De acordo com a necessidade de maior tensão e potência, os módulos são associados para formar um arranjo ou painel fotovoltaico.

O tamanho e a quantidade de painéis pode variar de acordo com a necessidade do local, já que a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos pode ser usada em grande escala, como as usinas solares, ou em pequena escala para a utilização em residências e empresas.

Os painéis solares devem ser inclinados em direção ao sol de acordo com cada local, já que, quanto maior a radiação que incide sobre um módulo, maior a geração de energia solar. Ou seja, se os raios de luz solar não atingirem diretamente os painéis fotovoltaicos, a energia gerada será menor.

Uma das principais vantagens da instalação de painéis solares é a geração de energia limpa, que não emite poluentes e causa pouco impacto ao meio ambiente. Além disso, os painéis solares exigem baixa manutenção, geralmente apenas a limpeza de resíduos que podem se acumular e impedir a geração da energia solar.

Porém, mesmo com a desvantagem da imprevisibilidade relacionada ao clima, os benefícios compensam o investimento inicial e oferecem retorno na forma de economia nos gastos com energia elétrica. A geração independente de energia solar também protege o empreendimento de problemas na rede de distribuição da concessionária por um longo período, já que os painéis solares duram em torno de 25 anos.

No Condomínio Comercial Eurobusiness, os painéis solares instalados na cobertura da área técnica geram 8,5 kvA de energia utilizada na área comum do condomínio. Dessa forma, elevadores, tomadas e luminárias do prédio são carregadas com a energia solar gerada no próprio edifício. Assim, anualmente, a economia em energia elétrica é de aproximadamente R$ 492 mil. Saiba mais sobre as salas comerciais disponíveis no nosso site ou pelo telefone (41) 3373-9541.

 

Fontes:

http://inergiae.com.br/site/paineis-fotovoltaicos/

https://www.cosol.com.br/blog/entenda-como-funcionam-os-paineis-solares

http://www.solarbrasil.com.br/blog-da-energia-solar/78-dicas-antes-de-escolher-o-seu-painel-solar-fotovoltaico

https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html