Edifícios sustentáveis fazem bem à saúde

Pesquisa realizada pelo GBC Brasil revela que edifícios sustentáveis têm influência positiva no bem-estar de pessoas que vivem ou trabalham neles e proporcionam diversas vantagens para todo o tipo de negócio.

Os seres humanos, de modo geral, passam grande parte de suas vidas em busca do bem-estar e de uma vida com a melhor qualidade possível. Seja no trabalho, lar ou em ambientes de lazer, essa procura pela felicidade é presente em cada atitude humana.

Segundo a Green Building Council, organização que certifica construções sustentáveis no país por meio do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aproximadamente 90% de nosso tempo útil é gasto no ambiente de trabalho e apenas 10% é dedicado ao lazer no meio externo, como parques ou praias, por exemplo. Isso afeta diretamente no bem-estar e na saúde mental de profissionais, independente do nicho de mercado em que atuam.

Com o estudo, realizado em 2014, a organização constatou que empreendimentos sustentáveis, especialmente desenvolvidos para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas e, também, à natureza, impactam positivamente no bem-estar de quem trabalha ou vive neles. Edifícios sustentáveis com sistemas de circulação que filtram e renovam o ar gerado, por exemplo, garantem a melhor qualidade da fonte natural e ainda removem qualquer tipo de poluente envolvido.

Os ambientes sustentáveis aproveitam todos os recursos naturais que podem vir a gerar energia, como luz solar, água e ar, transformando-os em utilizáveis e minimizando o desperdício, tal como os telhados verdes, que não somente proporcionam uma aparência mais natural e bela ao empreendimento como também são os principais responsáveis pela renovação de água e filtragem dos efluentes. Cada aplicação sustentável impacta positivamente no meio ambiente, melhorando a produtividade, também, de pessoas que habitam o local.

Veja também: Telhado verde: como funciona o sistema de laminar alto

Ainda, segundo a organização, o ser humano percebe o sentido do que está ao seu redor por meio da visão, audição, olfato, tato e paladar. Toda a percepção humana é moldada por meio das sensações e pelas experiências vividas, o que não é nada simples. Quando as pessoas passam maior parte do seu tempo em ambientes que fomentam o estresse, o mal estar e a pouca qualidade de vida, suas sensações também são prejudicadas.

Se você passa maior parte do tempo de sua vida em um ambiente com pouco espaço para o conforto pessoal, má qualidade do ar, pouca liberdade para desenvolvimento de funções fisiológicas e que afeta, principalmente, sua produtividade como profissional, o momento de reconsiderar como você gasta 90% do tempo de sua vida é agora.

O Centro Comercial Eurobusiness é o primeiro edifício sustentável do Sul do Brasil a garantir o selo platina LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) com alta pontuação pela Green Council Brasil.

O empreendimento está localizado no bairro Ecoville, Curitiba, e conta com salas comerciais para a locação de empresas dos mais diversos segmentos. Para entrar em contato com nossos consultores, entre em contato pelo telefone (41) 3373-9541.

Fontes/referências: