Como se tornar um consumidor consciente?

Adquirir hábitos sustentáveis é o primeiro passo para deixar um planeta melhor para as futuras gerações. Confira, a partir de três dicas, de como adotar um novo estilo de vida ainda este ano!

O ano de 2019 já chegou e, com ele, o momento de começar a realizar as promessas do Ano Novo. Para muitas pessoas, muitas destas resoluções envolvem a renovação de energias para enfrentar mais 365 dias com mais leveza e firmar um compromisso com o planeta.

Para incentivar o consumo consciente, bem como práticas mais sustentáveis, elaboramos um guia com dicas aplicáveis ao dia-a-dia de como se tornar um consumidor mais consciente e aprender atitudes mais amigáveis com o planeta:

Verifique a procedência do produto antes de comprá-lo

Antes de realizar a compra de qualquer produto, seja um alimento ou uma peça de roupa, verifique sua procedência. Aja como um comprador responsável, estando atendo a todos os detalhes de um produto ou serviço.

Como exemplo, a forma de como foi produzido, qual o tipo de mão-de-obra envolvido, quais os recursos naturais utilizados para sua conclusão, o modo em que chegou ao destinatário final (no caso, uma loja ou mercado, por exemplo), e se o preço que está sendo pago também cobre as despesas das pessoas responsáveis por sua produção.

Muitas empresas ao redor do mundo utilizam mão-de-obra super barata a condições nada amigáveis para quem produz determinados produtos. O custo do trabalho destes trabalhadores são quase invisíveis, se comparados ao preço de lucro de grandes empresas que os vende.

Por isso, informe-se a respeito dos produtos que mais consome (como vestuário ou bens de consumo não-duráveis), quais as condições de trabalho as quais os funcionários da empresa responsável são submetidos e pense (e repense, se for preciso) antes de realizar uma compra.

 

O produto poderá ser reutilizado?

O seu consumo, independente do tamanho do produto que está sendo comprado, tem um impacto gigantesco no mundo. Quanto menor a demanda, menos as empresas estarão aptas a produzir e comercializar.

Um grande exemplo de que produtos com pouco impacto em nossas vidas, mas com grande impacto para o mundo, são os canudos de plástico, responsáveis por grande parte da poluição dos oceanos e da qualidade de vida de animais marinhos.

Antes de utilizar um canudo de plástico, ou um copo descartável, por exemplo, reflita se este poderá ser usado depois para outra finalidade ou se é de fácil reciclagem. Se pode substituir um produto de determinado material pro outro, ainda melhor.

A ideia vale para os canudos e para qualquer outro tipo de produto – de sacolas até os sapatos que você utiliza nos pés.

 

Fique de olho nas empresas!

Nem sempre a empresa que oferece o produto mais barato é a empresa que se responsabiliza para oferecer melhor qualidade de vida para quem manufatura seus produtos, para o mundo e, muitas vezes, para você (que é o consumidor final).

Portanto, fique de olho nas empresas ou grandes grupos mundiais que comercializam bens de consumo duráveis e não-duráveis. Isso vale para todos os tipos de nicho de consumo possíveis, como vestuário, mobília, cosméticos, farmacêuticos, automóveis, alimentos, produtos para higiente, entre muitos outros.

Estas empresas cumprem com políticas de sustentabilidade, como a ISO 26000, por exemplo? Elas inserem pautas que visam o comprometimento com a reutilização de recursos sustentáveis? Quais atitudes tomam para tornar o mundo um lugar melhor para todas as pessoas, de diferentes classes econômicas?

Lembre-se: tomar atitudes para que o planeta seja um ambiente melhor para você é, antes de tudo, um ambiente para todos (incluindo os animais). Pratique e estimule a consciência ambiental.

 

Gostou? Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários!

O Condomínio Comercial Eurobusiness é o primeiro emprendimento do Sul do Brasil a conquistar o selo LEED Platinum, um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edifícios, utilizado em mais de 160 países.

O sistema é baseado em uma pontuação para quesitos como localização, transporte, eficiência no uso da água e inovação, entre outras categorias. O Eurobusiness recebeu 83 dos 110 pontos possíveis, o que representa menos de 2% dos empreendimentos do mundo e garantiu ao prédio o nível Platinum, o mais alto da certificação.

Venha conhecer nossas salas comerciais e experienciar, de perto, todos os benefícios de um empreendimento altamente sustentável. Telefone para contato: (41) 3373-9541.

Fontes e referências:

http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/dicas/2012/janeiro/seja-um-consumidor-consciente

http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/dicas/2012/janeiro/brinque-o-carnaval-de-forma-sustentavel