Como economizar água durante o verão? Confira 3 dicas!

No verão, com a chegada do calor, a água se torna principal fonte de refresco. Piscinas, mangueiras e banheiras espantam o calor, mas, também, desperdiçam o recurso. Saiba como evitá-lo com três dicas úteis!

O verão tem início no dia 21 de dezembro. Com sua chegada, o calor se intensifica e a necessidade de refrescar-se, também. Piscinas, mangueiras e o chuveiros ou banheiras são mais utilizados na alta estação, principalmente, durante as férias – e nas viagens de verão.

O consumo de água é mais abundante, em comparação com outras estações do ano, e o desperdício pode ser um verdadeiro problema. No entanto, é possível controlar o uso do recurso sem se privar do conforto de refrescar-se! Contamos três dicas de ouro de como economizar água durante o verão:

 

Diversão no fim de semana.

O sol combinado ao calor é o convite perfeito para a praia, isso é fato. Portanto, é sempre importante tomar cuidados para não tornar um momento de diversão típico de verão um verdadeiro fardo para a natureza e, possivelmente, sua conta de água.

Não utilize a água do chuveiro para que as crianças brinquem: não estimule que levem brinquedos ou piscininhas móveis para dentro do box. Hora do banho é hora do banho, e a diversão não precisa acontecer, necessariamente, neste momento. Elas podem brincar na área externa ou interna de casa, e até aproveitar melhor a ida à praia. Ah, sem demora no momento de tirar o sal e areia do corpo nas duchas!

Se a família vai aproveitar o tempo livre em uma piscina, também é importante lembrar de cobri-la sempre que possível. Assim, não há evaporação e a água permanece livre de mosquitos ou quaisquer outros agentes externos que comprometam sua limpeza por mais tempo.

 

Faça a limpa, mas de forma correta!

Além das idas à praia e banhos de piscina, é no verão que também acontecem as comemorações de fim de ano, como Ano Novo e o Natal. Com a fartura da ceia e do jantar de réveillon, vem a louça: e alguém precisa lavá-la. Normalmente, é a água. Quando mal utilizada, pode gerar um alto desperdício; quando a torneira é deixada aberta o  tempo todo, o prejuízo pode ser de 105 litros.

Uma excelente maneira de lavar os pratos, panelas e copos é ensaboá-los de uma vez só, separando-os na bancada com a forma de sua preferência, e depois enxaguá-los em uma leva só. Outra forma é deixar os pratos de molho e secá-los com um pano de prato no dia seguinte, assim, a gordura pode sair com mais facilidade.

Se você é realmente engajado, também pode experimentar uma bacia para ensaboar os pratos, fazendo isso na própria pia. Além da atitude ser extremamente econômica, pois poupa até 160 litros de água a cada lavagem, torna a lavagem mais precisa e eficiente.

E se o objetivo é deixar todo o visual das comemorações de fim de ano limpo e pronto para uso, evite o desperdício no momento de lavar as roupas e acessórios. Experimente acumular todas as roupas utilizadas em uma ou mais semanas, e lave-as de uma vez só no “modo suave” da máquina de lavar. Se não estiverem muito sujas, a ação poupa energia, água e ainda compre o que promete: deixar as roupas prontas!

 

Reutilizar é preciso!

A água é um recurso que a humanidade sempre pôde aproveitar. No entanto, ele não é finito: ou seja, temos um prazo para que a água não se esgote completamente do planeta e ele está muito mais próximo do que imaginamos. Formas de evitar o desperdício são ensinados na escola, em folhetins, em programas de televisão, mas o esgotamento não vai ser evitado se atitudes, por mais “trabalhosas” que pareçam ser, forem adotadas no dia-a-dia de cada cidadão.

A água utilizada no banho, por exemplo, pode ser acumulada em um balde e reutilizada para dar descarga. A que foi utilizada pela máquina de lavar também pode ser útil quando aproveitada para limpar a calçada. A que foi usada para lavar frutas e verduras pode ser reutilizada para irrigar as plantas e flores no jardim.

Se você não tem um sistema de reaproveitamento de água em sua residência, explore materiais simples como um balde comum de plástico, por exemplo, para fazer o serviço. E lembre-se: reutilizar não é tão difícil quanto parece. Ele pode ser prático, fácil e rápido: nos primeiros momentos, lembre-se de ter paciência e disciplina. Como recompensa, o mundo se torna um local tolerável para todos e você faz sua parte para evitar o desperdício do recurso natural mais precioso do planeta.

 

Net Zero é no Eurobusiness

O Edifício Comercial Eurobusiness é um empreendimento Net Zero. Isso significa que todas as formas de energia são reutilizadas para outros fins. A água é um dos nossos bens mais valiosos, e prezamos pelo reuso em atividades comuns, como descarga, higienização dos ambientes e muitos outros.

Deseja conhecê-lo? Entre em contato com nossos corretores especializados pelo telefone (41) 3373-9541 ou deixe uma mensagem em nosso formulário de contato para agendar a sua visita!

 

Fontes e referências: