A importância do uso inteligente da água nas cidades

Entenda como fazer o uso inteligente da água para evitar o desperdício de recursos

Cada vez mais a tecnologia está se tornando uma aliada da sustentabilidade e do uso inteligente da água e energia elétrica. Além da redução de perdas, evitando o desperdício e promovendo um consumo consciente, o processo de consumo racional de água também passa por adaptações dos sistemas de fornecimento de água às pessoas.
Para assegurar o abastecimento constante de água limpa à população de uma cidade é necessário que o sistema de abastecimento local leve em conta fatores como a dimensão da população e a logística do armazenamento e transporte da água, entre outros.
Com o objetivo de evitar crises no abastecimento de água nos centros urbanos, é preciso gerir os recursos hídricos desde o abastecimento de água limpa até os diferentes usos pelos moradores. Para isso, o consumo pode ser reduzido, ao mesmo tempo em que são encontradas novas formas de captar e reutilizar a água.
Para reduzir a quantidade de água que é devolvida ao ambiente e se mistura com as águas residuais, que não podem mais ser utilizadas, uma das soluções é usar a tecnologia para criar alterações nos sistemas de abastecimento de forma a devolver a água ao consumidor. Além disso, a chamada água cinza, que é proveniente de esgotos domésticos, como banheiras, chuveiros, banheiros e cozinha, podem ser reutilizadas em atividades que não necessitam de água potável, como lavar calçadas e automóveis ou utilizar para a descarga de vasos sanitários.
O Condomínio Comercial Eurobusiness foi projetado para ser autossuficiente em água e reciclar todo o esgoto dentro do próprio edifício. Para isso, foi criado um sistema natural de tratamento dos efluentes, em que 100% do esgoto gerado é tratado e reutilizado nas descargas dos vasos sanitários.
Saiba mais sobre as plantas disponíveis no nosso site ou entre em contato pelo telefone 41 3373-9541.

Fontes:
http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=3547
http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=3934
https://www.eea.europa.eu/pt/articles/a-agua-na-cidade
https://www.eea.europa.eu/pt/articles/a-agua-na-agricultura