5 motivos para você adotar uma bicicleta

Além de democrática, disponível em todos os tamanhos, a bicicleta é um meio de transporte que não precisa de combustível além do esforço físico para funcionar. Neste artigo, damos 5 motivos para você adotar a sua!

A bicicleta é um dos meios de transportes mais antigos do mundo. A versão com rodas, popularizada no ano de 1680 pelo alemão Stephan Farffler, é a que perdura até os dias atuais e, mesmo com algumas adaptações, não falha quando o assunto é transportar de ponto A ao B com ergonomia e segurança.

Apelidada carinhosamente de “bike”, é hoje um dos transportes mais democráticos já disponibilizados no mercado: seus diversos tamanhos, versões e adaptações permitem que a bicicleta acomode pessoas de diferentes portes e realidades econômicas, com preços que variam dos R$500,00 aos R$3.000,00.

Se você está pensando em adquirir a sua bicicleta e deseja conhecer suas vantagens, confira as dicas abaixo:

Não precisa de combustível

Quando você usa uma bicicleta, seu bolso e o meio ambiente agradecem! Isso, porque, ela não requer o uso de combustível – e isso inclui qualquer tipo de combustível (seja a óleo, diesel, álcool, etc.). Nenhum tipo de recurso natural pode mover uma bicicleta, a não ser o próprio esforço físico do ser humano.

Portanto, diferentemente de uma mobilete, motocicleta ou carro, por exemplo, não emite gases poluentes que afetam negativamente o meio ambiente. É um meio de transporte sustentável e que pesa menos, também, no seu bolso: não há custos adicionais com gasolina, IPVA e, até mesmo, com estacionamentos.

 

Qualidade de vida

Além de um excelente meio de transporte para o meio ambiente, a bicicleta também contribui para a qualidade de vida humana, em vista de que requer o exercício corporal para movimentação. Já pensou em ir ao trabalho já exercitando o corpo e economizando com academia, por exemplo? Pois é, ela também oferece este tipo de benefício!

Quem pedala, combate o sedentarismo e previne doenças dos ossos e músculos, também reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol e contribuindo para o sistema imunológico. E os benefícios não param por aí: andar de bicicleta também fortalece a saúde mental. Pedalar em ritmo moderado eleva a produção de endorfinas, os hormônios da felicidade, controlando a ansiedade e o estresse que ocasionalmente aparecem no dia a dia.

 

Economia

Quem normalmente anda de carro, já pode fazer as contas: recargas de combustível semanais, contas anuais (IPVA, seguro, estacionamentos…), manutenção (calibragem de pneus, troca de óleo de arrefecimento, entre outros) e o alto custo do automóvel em si são alguns dos motivos pelos quais quem pedala jamais trocaria a querida bike por um carro.

Além de pesar menos no bolso, existem diversos modelos de bicicleta para satisfazer diferentes gostos e preferências: há os modelos ergonômicos, os mais velozes, os mais leves ou pesados, entre muitos outros. As possibilidades e, principalmente, o custo do meio de transporte, variam.

 

Segurança

Há quem diga que a bicicleta não é um meio de transporte seguro, por não oferecer a proteção física que um carro oferece, por exemplo. No entanto, diferentemente de um veículo extenso, a bike oferece uma visão muito mais abrangente do que acontece ao redor e permite que o ciclista identifique rapidamente alguém com atitudes duvidosas. Pode, até mesmo, evitar colisões com maior agilidade e não ocasiona acidentes graves no trânsito que carros ou motocicletas costumam participar.

 

Liberdade de ir e vir

Não há coisa melhor do que sair de casa e, além de sentir que o bolso está mais leve (em razão do baixo custo de aquisição e manutenção), o corpo e a mente melhor exercitados, o meio ambiente menos poluído, e ainda aproveitar a paisagem do percurso com a brisa tocando o rosto.

Com uma bicicleta, a liberdade de ir e vir é maior. De quebra, você observa de perto os locais onde frequenta, as pessoas com quem jamais entraria em contato caso estivesse pilotando um carro, e ainda pode dar carona para animais de estimação.

Gostou? No Condomínio Comercial Eurobusiness, há um espaço especial para ciclistas! O bicicletário conta com recursos de segurança para manter as bicicletas protegidas e longe de possíveis roubos. Contamos com armários e cadeados especiais para que quem anda de bike aproveite ao máximo do dia a dia com privacidade e praticidade.

Veja mais conteúdos como este em nosso blog. Se você quer conhecer o Eurobusiness, localizado no coração do Ecoville, entre em contato com nossos corretores especializados pelo telefone (41) 3373-9541.

 

Fontes/referências: